A
réplica americana mais badalada do momento. Apesar do que muitos podem pensar, réplicas não
são 'carros de pobre', e aí está a prova: a réplica ao lado esteve à venda no
estado da Georgia nos EUA por US$ 35 mil.
É uma pena a réplica da Ferrari 355 (ainda) não
existir no Brasil... Vamos ter que esperar até que os fabricantes se interessem!
Aqui
deixo um pouco de informação sobre o carro. ;)
Um pouco de história... Esta réplica surgiu
de uma empresa que havia comprado uma Ferrari 355 danificada, para
consertá-la para que fosse usada em um filme. Como na época já existiam
réplicas de Ferrari 308 muito bem feitas em cima do Pontiac Fiero, surgiu a
idéia de fabricar moldes da 355 para que suas partes da carroceria fossem
feitas em fibra de vidro e adaptadas ao chassis do Pontiac Fiero. Assim
foram fabricadas as duas primeiras réplicas, por uma empresa chamada Warlock
Designs, sendo que uma das réplicas foi utilizada no filme 'The Rock' ('A
Rocha', no Brasil), na cena em que a Ferrari dirigida por Nicholas Cage é
destruída por um bonde em S. Francisco, CA.
Estamos disponibilizando para download um artigo da revista americana Kit
Car Illustrated sobre o lançamento do kit da réplica da F355 Spider pela
Warlock Designs. Acredita-se que uma das duas réplicas mostradas no artigo é
a que foi destruída no filme, enquanto a outra deu origem aos outros kits.
Assista ao lado a cena do
filme 'The Rock' ('A Rocha', no Brasil).
Repare como os painéis da carroceria saem do carro
com facilidade.
Para visualizar é necessário
ter o RealPlayer
instalado.
Após o filme ter sido feito, a Warlock, em conjunto
com a IFG
(que atualmente produz réplicas de Lamborghini) decidiram começar a
comercializar o kit, e assim nasceu a réplica. Daí em diante foi só uma
questão de tempo até que outros fabricantes se interessassem e começassem
também a comercializar o kit.
Exterior. Para manter as
dimensões originais da 355, o chassis do Pontiac Fiero é alongados em 3
polegadas. Contudo, existem kits que são um pouco menores, para serem
montados em um Fiero normalmente, sem alongar o chassis. Como originalmente
o carro possui painéis externos da carroceria em plástico (não tendo assim a
carroceria nenhum papel estrutural) fica muito mais simples adaptar os novos
painéis em fibra de vidro.
Normalmente são utilizados faróis e lanternas
originais da Ferrari, o que fazem desta uma réplica super bem feita.
A armação do pára-brisas e os vidros são os originais do Pontiac, pois
já são similares aos da F355. São replicados usualmente os modelos Berlinetta
(de teto fechado) e Spider (conversível), sendo réplicas do modelo de teto
removível GTS não muito comuns.
No caso de se construir uma F355 Spider, é cortado o teto do Fiero, perdendo-se assim em rigidez estrutural (ainda mais
acentuada se o chassis for alongado). Para compensar a perda de rigidez, é
adicionada na parte de baixo do chassis uma peça em forma de X. Apesar de
realmente ajudar, esta peça uma vez soldada na estrutura do carro impede que
o tanque de combustível possa ser removido, tornando-se assim muito difícil
alcançar o medidor de nível de combustível e a bomba de gasolina, caso estes
quebrem e precisem de ser substituídos.
Interior. O interior é muitas vezes a parte mais difícil
em uma réplica. E também uma das mais importantes: quando alguém vê uma
Ferrari estacionada em algum lugar, a primeira coisa que faz é se aproximar
e dar uma olhada no interior, pelo vidro da porta do motorista. Ou ainda, se
for uma 355 Spider, o interior tem uma importância ainda maior.
Felizmente,
os fabricantes de kits não se esqueceram de fazer um kit para o interior. Em
fibra de vidro, vem em partes separadas para painel (uma parte superior e
uma inferior), console e painéis das portas. Posteriormente são forrados em
couro ou vinil. A famosa grelha de câmbio da ferrari não foi esquecida, bem
como a alavanca (de titânio nas originais, cromada nas réplicas). Os bancos são geralmente forrados em couro, com
um cavalo rampante costurado.
São vendidos kits para forração nesse estilo,
os chamados 'Mr. Mike's Leather Seat Covers' (www.mrmikes.com).
Os instrumentos do painel também são
substituídos, por uns da marca VDO e muitas vezes levam também cavalos
rampantes imprimidos nos mostradores. Você já deve ter reparado que na
maioria das Ferraris o freio de mão fica à esquerda do banco do motorista.
No Pontiac Fiero é igual, um detalhe que conta a favor.
Motor. Apesar
do Pontiac Fiero ter muita facilidade para adaptações de motores V8, na
maioria das vezes o motor V6 2.8 original é mantido. Isso porque o carro,
muito leve, de tração traseira e com uma potência razoável (cerca de 140 cv)
já possui uma performance agradável. As ponteiras de escape originalmente se
situam no mesmo lugar que as da 355 (com duas de cada lado). Quem prefere mais potência pode aumentar a
capacidade do motor original para 3.1 litros. Se não for o suficiente, pode
ainda trocar o motor original por um Buick 3.8 com compressor, um Chevrolet V8
350 pol³ (dê uma olhada em
www.v8archie.com),
ou se ainda não for suficiente, pode optar pelo motor Northstar V8 de 32
válvulas, que possui 300 cv e equipa modelos Cadillac e Lincoln.
Diferenças. Aqui vou
apontar algumas diferenças visíveis entre réplicas e modelos originais.
Certamente que existem milhares de diferenças, mas existem aquelas mais
aparentes, as quais você não precisa ser um entendido no assunto para notar.
Saias
laterais:
A maior diferença notável nas réplicas de F355 é, sem dúvida, a
não-separação entre as saias laterais e as portas. Assim, a fabricação de
kits fica mais barata e a réplica fica muito mais fácil de ser montada.
Apenas algumas poucas réplicas (como a azul no topo da página) não possuem
essa falha. Na Ferrari original, as saias não fazem parte das portas.
Já nas
réplicas, a porta e a saia são uma peça só: assim, quando a porta é aberta,
parte da saia lateral abre junto com ela.
Rodas:
Rodas originais da Ferrari 355 custam aproximadamente US$ 6 mil,
sem contar os pneus. Por causa disso, é muito fácil não acertar neste detalhe.
Muitas réplicas usam rodas que realmente não têm
nada a ver com as
originais, fazendo com que seja muito fácil reconhecê-las como cópias. O
mais perto que se pode chegar, sem ter de gastar US$ 6 mil, é comprar umas
rodas como a da foto acima. Fabricadas pela Pininfarina, são originalmente
projetadas para o Chevrolet Camaro/Pontiac Firebird, mas também servem no
Pontiac Fiero. Com uma polegada a menos que as rodas da 355, elas possuem um
desenho
parecido. Se você reparou bem na foto da réplica azul no topo da
página, deve ter percebido que ela está com as rodas originais da Ferrari.
São muito caras, mas são perfeitas...
Interior:
No interior existem diversas diferenças. A mais
notável é o console: No Pontiac ele abriga o tanque de combustível, o
que o faz ser alto demais, em relação à F355. Na minha opinião, prefiro
o console mais alto, dá uma maior esportividade ao interior. Os bancos
também possuem formato diferente nas réplicas, mas a diferença não chega a ser marcante.
O volante, de quatro raios e com airbag na 355 original não existe como
réplica, tendo que ser usado normalmente um da marca Momo de três raios
(como os das Ferraris mais antigas), com o símbolo da Ferrari no centro.
Motor:
Por incrível que pareça, o compartimento do
motor V6 do Pontiac Fiero chega a dar a impressão de ser o de uma
Ferrari. É vermelho, possui dois blocos de cilindros, fica em posição
central, atrás dos bancos, e é muito bonito. Algumas vezes para fazê-lo
parecer ainda mais, troca-se uma placa na tampa das válvulas que dizia 'Fiero'
por uma escrito 'Ferrari'.
As semelhanças param por aí. Quando vamos
comparar, o motor da Ferrari original não é vermelho, está montado em
posição longitudinal e ocupa todo o compartimento, com dois cilindros a
mais, e maiores. O motor Pontiac, transversal, ocupa muito menos espaço,
sobrando espaço para um mini porta-malas traseiro.
Preço?
Aqui começa a parte triste da história. Se você estiver morando, ou indo
morar na américa do norte, e tem o sonho de construir uma réplica de Ferrari
355, comece logo a fazer uma pesquisa: atualmente os kits são cada vez mais
raros e caros. Isso porque os advogados da Ferrari estão processando a
maioria dos fabricantes e vendedores de kits, obrigando-os a acabar com a
comercialização. Um kit só com as peças em fibra de vidro atualmente está
por volta de US$ 5.000, fora o interior (mais US$ 1.500, em média). Os
carros completos (chamados de 'turn-key': é só 'virar a chave' e sair
dirigindo) são vendidos em média por US$ 25.000, com o interior original do
Fiero. As réplicas completas (com exterior e interior prontos, emblemas e
tudo) são vendidas por preços altos, chegando aos US$ 35.000, como a réplica
azul no topo da página. Não é raro encontrar réplicas à venda no site
norte-americano de leilões eBay, na divisão eBay Motors (www.ebaymotors.com).
NO BRASIL?
Aqui continua a parte triste da história... Até hoje não existem fabricantes
de réplicas de Ferrari 355 no país. O número de Fieros rodando no Brasil é
muitíssimo pequeno, o que obrigará os fabricantes brasileiros de réplicas a
encontrarem outra base para a montagem dos kits ou o desenvolvimento de um
chassis próprio tubular, como acontece atualmente com as réplicas
brasileiras de Porsche. Para desenvolver um kit de F355 brasileiro, seria
aconselhável a importação de um kit dos EUA, adaptação à base que seria
usada aqui, desenvolvimento de uma armação para o pára-brisas, vidros, etc.
e criação de moldes próprios para a réplica brasileira. Sem falar nas luzes,
grelhas, interior, etc...